Como entender a teoria moral de Immanuel Kant?

Como entender a teoria moral de Immanuel Kant?

Para entender a abordagem que Immanuel Kant desenvolveu na sua teoria moral, é útil começar por uma ideia de senso comum que ele rejeita. Trata-se da ideia de que a razão tem apenas um papel “instrumental” como guia da acção.

Qual o papel da razão na filosofia de Kant?

Logo, Kant pensava que quando agimos moralmente somos guiados pela razão e não pela inclinação. Neste caso, a razão tem mais do que um papel puramente instrumental. Outro ingrediente importante da filosofia moral de Kant é a ideia de que as leis morais e as leis científicas têm algo profundamente em comum.

Qual a concepção de Immanuel Kant?

A concepção de Immanuel Kant é substancialmente envolvente e nos faz convir que ninguém que se lança nos campos da moral consegue ficar alheio à sua filosofia. De tantos filósofos e nomes de notável relevo, Kant será sempre meu “pupilo”.

Qual o princípio fundamental da moralidade?

De acordo com Kant, no entanto, na maioria das situações, o dever é óbvio. E se formos incertos, podemos resolver isso refletindo sobre um princípio geral que ele chama de “Imperativo Categórico”. Esse, ele afirma, é o princípio fundamental da moralidade. Todas as outras regras e preceitos podem ser deduzidas a partir desse.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top